sábado, 22 de maio de 2010

Cuidado com a DENGUE.

Saúde pede mais uma vez apoio da comunidade para combater o mosquito

Agentes de controle e combate à dengue intensificam ainda mais os trabalhos em Telêmaco Borba. São visitas domiciliares, campanhas e ações educativas, “Teatro Itinerante da Dengue”, fortalecimento das tarefas assistenciais, vigilância de casos suspeitos, notificação, investigação e confirmação laboratorial, além de testes rápidos e pesquisa vetorial em áreas de investigação de caso suspeito. Essas são algumas das ações do Programa de Combate à Dengue, em Telêmaco Borba.

A Vigilância Epidemiológica não poupa esforços para evitar a doença, mas, hoje, um dos principais fatores que traz o alerta à saúde pública é o índice de recusa em receber os agentes. “11% das pessoas se recusam em receber os agentes, por medo, mas lembramos que todos usam uniformes e têm credenciais para apresentação nas casas antes de entrarem”, lembra a secretária de Saúde, Maria Ieda de Macedo Camargo, ao lado da enfermeira Isabela Mariluz Storithont Mudri, chefe da Divisão de Saúde Pública.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o principal objetivo do Programa da Dengue é o controle da proliferação do vetor e a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito dentro das residências.

“Não estamos poupando esforços para evitar a doença e precisamos combatê-la todos os dias. Pedimos a colaboração e a ajuda da comunidade para isso”
, destaca o prefeito Eros Danilo Araújo.

No começo deste ano, por meio de teste rápido feito no município, houve a verificação de um caso, que aguarda confirmação oficial pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná (Lacen). Se confirmado, o caso é de dengue importada, quando a pessoa contrai dengue em outra cidade. A análise refere-se a uma pessoa que esteve no Estado de Rondônia. Em Telêmaco Borba, desde 2003, não há nenhum registro de dengue no município, chamado autócne. Todas as medidas de controle já foram tomadas, incluindo controle/bloqueio nas regiões circunvizinhas.

COMBATE

Somente em 2007, houve o recolhimento de 250 toneladas de lixo e notificação de 50 casos da doença, porém, nenhum confirmado. Agora, em 2008, esse número de notificações chega a 21. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que é preciso que a comunidade continue ativa e participante no trabalho de conscientização, combate e defesa contra a dengue em Telêmaco Borba. Os agentes de saúde fazem em média 5.500 visitas imóveis/mês, além dos pontos estratégicos a cada 15 dias (depósitos de recicláveis, borracharias, praças, oficinas). O Teatro da Dengue (itinerante nos bairros), reconhecido como pioneiro no Paraná, é outra ação que procura conscientizar o telemacoborbense.

IMPORTANTE – Em caso de qualquer suspeita de dengue procurar imediatamente um posto de saúde. Atenção especial caso a pessoa tenha viajado para regiões epidêmicas. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos e nas juntas e, algumas vezes, manchas vermelhas na pele.

Siga algumas instruções abaixo para livrar a sua casa, seu bairro e a sua cidade do mosquito da dengue:
*mantenha caixa d’água bem tampada;
*escorra água e coloque areia até a borda dos pratinhos de vasos de plantas;
*bromélias e plantas que acumulam água devem ser tratadas com água sanitária (uma colher de sopa para um litro de água, duas vezes por semana, tire a água acumulada nas folhas).
*feche bem sacos plásticos das lixeiras e mantenha todas elas tampadas. Cuidado com objetos que possam reter água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro).
*uma vez por semana, lave com bucha e sabão em água corrente potes de águas de animais.
*evite acumular entulho e lixo, olhe calhas, ralos de cozinha e banheiro, vasos sanitários, bandeja de geladeira, laje, pneus velhos, baldes e até cacos de vidro de muro.


Monica Carvalho/Márcio Luiz
Assessoria de Imprensa PMTB..



Tebol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário